Quarta, 17 de Setembro de 2025

Pesquisador alerta: Big techs integram a máquina de guerra dos EUA

Executivos de gigantes da tecnologia, como Meta, OpenIA e Palantir, nomeados tenentes-coronéis do Destacamento 201 dos EUA

17/09/2025 às 11:10
Por: Redação

Em junho deste ano, o Exército dos Estados Unidos (EUA) nomeou executivos de gigantes da tecnologia como Meta, OpenIA e Palantir como tenentes-coronéis do Destacamento 201, recém-criado para abrigar líderes da tecnologia.

“A posse deles é apenas o começo de uma missão maior para inspirar mais profissionais de tecnologia a servir sem abandonar suas carreiras, mostrando à próxima geração como fazer a diferença no uniforme”, informou o Exército norte-americano.

Em um livro recém-publicado, o sociólogo brasileiro Sérgio Amadeu da Silveira expõe o uso da Inteligência Artificial (IA) pelas Forças Armadas dos EUA em parceria com as big techs como Google, Amazon e Microsoft.

Com o título 'As big techs e a guerra total: o complexo militar-industrial-dataficado', o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) explica como a IA é usada para matar pessoas na Faixa de Gaza e defende o desenvolvimento nacional de infraestrutura digital que acabe com a dependência do Brasil das gigantes dos EUA.

Ele também discute a necessidade de o Brasil investir em infraestrutura própria e os riscos que se corre quando o governo contrata empresas estrangeiras e seus serviços em órgãos públicos, deixando os bancos de dados vulneráveis.

A entrevista completa pode ser lida no site da Agência Brasil.